© Copyright 2019 por 3º Festival Sertão & Diversidade • Criado por Belchior Torres

Encontro das

Escolas de Cinema

MEDIADOR DO ENCONTRO: Henrique Didimo

Natural do município de Fortaleza - CE, onde vive e trabalha. É realizador audiovisual, professor e escritor. No meio audiovisual, atua como diretor, roteirista, fotógrafo e editor. Na área de educação, tem atuado como professor em instituições como a Escola de Audiovisual de Fortaleza / Vila das Artes (2007 a 2016) e como coordenador pedagógico e professor do projeto Formação de Cineastas Indígenas (2017) e da Escola de Cinema Indígena Jenipapo-Kanindé (2018).

O Encontro de Coordenadores das Escolas de Cinema, integra pela primeira vez a Programação oficial do 3º Sertão & Diversidade - Festival Internacional de Curtas. O Encontro tem por objetivo discutir e alinhar os currículos e os procedimentos metodológicos, além da criação de uma Rede colaborativa envolvendo todas as Escolas de Cinema do estado do Ceará.

Data: 17 de agosto
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Horário: MANHÃ de 09h às 12h, TARDE de 14h às 17h.

Ana Paula Vieira
É pesquisadora, realizadora e graduada em Cinema e Audiovisual pela UFC. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes - UFC, integrante do LAMUR – Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas e coordenadora no projeto de formação em audiovisual Cinema no Brejo.

Augusto Cesar dos Santos
Artista, Cineasta e Produtor Cultural, tem em seu currículo a elaboração e coordenação de vários projetos. - Prefeitura Municipal de Meruoca, de 2006 aos dias atuais. Cargo: Assessor de projetos.

Clara Bastos
Cursou Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará (UFC) e é graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Sócia proprietária da Praia à Noite Produções Cinematográficas e dirigente da Trincheira Residência Artística. Atua também em ações formativas – Centro Cultural Grande Bom Jardim, Artesania Sonora, Formação Aracati e Cinema no Brejo – e em Residências artísticas – Platohedro (Colômbia – Medellin) e Sala Vazia (Brasil).

Geraldo Cavalcante
Roteirista, esteve como Assessor para o Audiovisual da Fundação José Augusto/RN, vice-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas do RN, Professor de Roteiro do Instituto Técnico de Cinema/ITEC. Atualmente coordena a Escola de Cinema do Sertão e o Núcleo de Pesquisas e Experimentos Audiovisuais do IFCE campus Quixadá.

Leonardo Câmara
Pesquisador e realizador em audiovisual, é graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará e integrou a quarta turma do Curso de Realização em Audiovisual da Escola de Audiovisual da Vila das Artes). Atualmente integra a coordenação do projeto de formação audiovisual Cinema no Brejo, realizado na região rural do Maciço de Baturité.

Marcos Rocha

Psicólogo. Diretor da Fábrica de Imagens - ações educativas em cidadania e gênero. Membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura / GT de Gênero. Membro da Comissão Cearense Cultura Viva. Membro da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura. Coordenador do CACTO - Centro de Cultura, Arte e Comunicação para a Promoção de Direitos Humanos, da Equidade de Gênero e Afirmação das Sexualidades. Curador da Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero. Organizador do livro "Visões e Vivências latino-americanas do Cultura Viva". Realizador audiovisual. Pesquisador em gênero, sexualidades, feminismos, decolonialidade, cultura e política cultural.

Raylane Neres

Gestora, Produtora e Professora na área de projetos. Graduada em Matemática- UVA. Coordenadora de Formação da Escola TV DE RUA- Contemplado no Edital Escolas da Cultura- 2017 da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/CE. O Projeto realiza formação de jovens na área do audiovisual.

Rubia Mércia

é realizadora, pesquisadora, produtora, curadora e educadora audiovisual. Sócia da produtora Caratapa desde 2017. Foi uma das fundadores do coletivo Alumbramento (2006-2010). Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Especialista em Audiovisual e Meios Eletrônicos. Foi formada pela primeira turma do Curso de Realização Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes (2006-2008), onde também foi coordenadora (2013-2017). Atualmente, é coordenadora do projeto “Cinema no Brejo: Laboratório rural de formação e experimentação audiovisual”, contemplado no Rumos Itaú (2018).